Notícias » IRB mostra força no cenário internacional

 

O IRB Brasil Re recebeu um presente de Natal antecipado. A agência internacional A.M. Best, especializada em avaliação de riscos do segmento de seguros, reavaliou a resseguradora estatal brasileira com rating A – (excelente) — a quarta melhor das treze categorias disponíveis — com tendência de estabilidade no próximo ano. O presidente do IRB, Leonardo Paixão, comemorou a notícia como uma conquista de título pela empresa: “Diante da turbulência da economia mundial, o IRB-Brasil Re, assim como o Brasil, mostrou solidez frente a grandes desafios”, afirmou.
 
Ele acrescentou que essa avaliação terá repercussão bastante positiva para o mercado brasileiro, pois mostra que o IRB pode atender às expectativas de clientes, que é poder contar com “um parceiro de negócios forte e confiável”.
 
Na prática, o anúncio feito pela A.M. Best significa que o IRB-Brasil Re, apesar do cenário adverso da economia internacional, mantém-se como forte player do mercado, com performance financeira sólida e excelente capitalização ajustada aos riscos.
 
O grau reafirmado pela agência coloca a resseguradora como uma empresa com excelente capacidade para cumprir atuais obrigações de resseguro.
 
Em comunicado, a agência salientou que desde que o mercado de resseguros foi aberto no Brasil, o IRB, conforme esperado, teve um declínio em seu market share. Entretanto, a A.M. Best reconheceu os esforços da empresa na reconquista do seu espaço no mercado local nos últimos dois anos, o que propiciou à estatal manter a liderança isolada em termos de participação.
 
A perspectiva de expansão do IRB no mercado internacional também contou positivamente na avaliação da agência de classificação de riscos, assim como os investimentos contínuos em tecnologia da informação e nas áreas comercial e de subscrição. “No geral, o IRB-Brasil Re tem uma posição forte e singular no crescente mercado de resseguro brasileiro. A companhia possui uma estratégia definida e profissionais experientes para executar seu plano de negócios”, acentua a agência, no comunicado.
 
Segundo a direção do IRB, a reafirmação da nota ratifica a estratégia da empresa de participar dos principais programas internacionais de resseguros, em especial, daqueles em que os órgãos reguladores ou as próprias seguradoras exigem elevados níveis de classificação de riscos dos resseguradores com os quais farão negócio.
 
Fonte: CQCS